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Por que investir em marketing no Agronegócio?

O setor agrícola movimenta grande parte da economia global, alimenta e emprega milhões de pessoas. Portanto, investir em marketing no agronegócio é essencial para consolidar a produção e valorizar os produtores, as empresas e as indústrias.

A ampla concorrência que existe dentro do setor, inclusive em cenários de incerteza, é apenas um dos motivos para se utilizar essa ciência. É preciso diferenciar-se dos demais para progredir, principalmente quando as exigências do mercado estão se tornando cada vez mais rígidas e participativas na proteção ambiental, por exemplo.

Vantagens

O marketing já é uma área essencial para muitos segmentos. No agronegócio, é mais comum e estruturado em grandes empresas. No entanto, também pode ser útil para alavancar pequenas e médias empresas. Veja alguns motivos:

  • Melhora o índice de vendas: porque ser visto é ser lembrado.
  • Um cliente satisfeito sempre volta: marketing também é saber se comunicar com seus clientes durante o atendimento, trazendo mais interação e satisfação.
  • Bom posicionamento: investir em marketing no agronegócio significa reposicionar sua marca e colocá-la como referência de qualidade em qualquer situação.

Como começar

O primeiro passo para poder investir em marketing no agronegócio é fazer uma análise da empresa. O ideal é estudar o assunto para saber quais são os desafios e necessidades da organização e trabalhar justamente na atenção a eles.

Neste estudo, o cliente também está incluído. Quem compra o produto? Qual a idade dessas pessoas? Em que eles trabalham? É preciso saber quem é a “persona” da marca para direcionar o marketing especialmente para esse público e obter maior eficácia nas vendas.

Uma agência especialista em marketing pode ajudar, mas ter uma base de conhecimento é essencial para não ser enganado. É por isso que nós da Agência Planting te ajudamos em todas as etapas de estruturação do seu projeto de marketing, sempre seguindo as principais tendências de comunicação e conteúdo para o setor agropecuário e industrial.

Aplicação da teoria

Depois de entender as necessidades da empresa, é preciso estudar as soluções, que vão desde uma campanha até ações para ajudar a organização a ter visibilidade no mercado – um dos principais objetivos do marketing. Existem várias frentes que podem contribuir para esse sentido, mas nem sempre todas são necessárias.

A tendência agora é usar plataformas digitais. Investir em marketing no agronegócio também significa se adaptar a essas ferramentas, principalmente porque a maioria das pessoas está na internet e se comunica por meio dela.

Marketing digital

O ideal é aderir ao marketing digital, pois ele permite mensurar os resultados do investimento, analisar o público-alvo e segmentar os anúncios para quem realmente tem interesse em vê-los. Confira algumas ferramentas que podem ser utilizadas:

  • Redes sociais
  • Anúncios do Google
  • Local na rede Internet
  • Blogue
  • Técnicas de SEO
  • Vídeos
  • E-mail de marketing

Apesar disso, as marcas nem sempre precisam de todas essas estratégias ao mesmo tempo. São possibilidades que podem ser estudadas e aderidas de acordo com a necessidade de cada produto, serviço ou público-alvo.

Gerenciamento de crise

Uma empresa que valoriza o potencial dos colaboradores, investe em treinamento e uma boa organização financeira tende a ter sucesso nesse setor, pois há abertura para novas ideias e conceitos.

Um profundo conhecimento das capacidades dinâmicas de marketing no agronegócio também ajuda a entender melhor o consumidor, os concorrentes e os canais do macroambiente. Esses passos são importantes para desenvolver ações de vendas no mercado reformulado, dinâmico e incerto em que vivemos.

Segundo Roberto Fava, professor de marketing e estratégia de MBA em Agronegócios, em ambientes de instabilidade há duas formas de empresas e produtores garantirem o seu próprio desenvolvimento e o do setor: melhorar a produção e aproximar-se de seus clientes. E, para isso, é preciso potencializar o que há de mais valioso dentro das empresas, seu capital humano.

“As empresas estão cada vez mais entendendo que existe esse desafio e que não há alternativa a não ser desenvolver suas equipes com modernas ferramentas de gestão empresarial e Agromarketing”. Assim, as equipes terão ferramentas para entender as necessidades dos clientes e oferecer os produtos de que precisam.

Agora é a sua vez de descobrir as possibilidades do marketing no agronegócio, conheça a Planting!